5 de octubre de 2009

A todo vapor

Faltando somente 3 meses pra eu ir embora (3??? só??? ai meu Deus!), nao paro de fazer pesquisas de todo tipo. Peguei na biblioteca uma guia da Suécia, uma guia de Estocolmo, um curso ótimo de sueco que inclui livro e cds, além de um livro que encontrei e que vem a ser parte do que vou estudar - Film in Sweden. Alguns deles eu ja encomendei na FNAC porque gostei e achei básico comprar (é o caso da guia visual de Estocolmo editada pelo El país), outros eu dei meus pulos usando um maravilhoso invento , o scanner (ou seria invençao? é só escrever em português pra perceber que esqueci coisas básicas!). Só nao é melhor o trambolho porque nao vira as páginas sozinho, nem pressiona o livro direitinho pra imagem ficar boa, etc. Mas acho que isso seria pedir demais, né?

Também ja tenho um caderno dividido em 3 partes: Informaçoes úteis (onde anoto o básico que encontro nas guias), sueco (palavrinhas estranhas porém interessantes) e cinema - essa parte a ser preenchida maioritariamente com as aulas que vou ter quando chegar lá.

Nao sei se ja publiquei aqui, mas pretendo fazer um curso de sueco para estrangeiros no Departamento de Línguas Escandinavas da faculdade. Uma tremenda porcaria foi ter, primeiro, a alegria de descobrir sobre a bolsa de estudos EILC - 225 euros de recompensa pros alunos que fazem um curso de linguas minoritarias (afinal, eu podia ir pra Suécia e ter aula em inglês e nem querer saber do sueco). E eis que agora descubro que, por absurdo que pareça, nenhum curso de sueco em Estocolmo é suportado pelo bolsa EILC (somente em outras 9 cidades suecas, todas elas bem distantes do meu destino). Eu mereço né??? Por outro lado aproveito pra publicar aqui o curso de cinema que pretendo fazer - na verdade a única matéria de faculdade realmente que vou fazer, já que preciso de apenas alguns créditos pra fechar meu expediente na faculdade. Chama-se Swedish Film and Television Culture, da pra ver o programa clicando aqui.

A cada dia que passa tô mais ansiosa, porém mais nervosa... A passagem ja está comprada, dia 15 de janeiro - na noite do meu aniversário de 23 anos - estou indo pra lá :) E ainda tenho a vantagem de que minha mae vai comigo passar alguns dias (quase uma semaninha), basicamente terei ajuda pra comprar roupa de frio e coisas no Ikea pra sobreviver na minha residência. E ir com mae do lado é outra coisa!

1 comentario:

  1. Nath que novidade boa estou li neste post. Então estáis de partida para estudar cinema na Suécia?! Que show!
    Pq vc escolheu a Suécia, tem algomem especial?
    Olha, aproveita cada minuto desta experiência, tenho amigas que moram lá e a cidade é linda no verão(pena que escurece muito cedo no inverno)
    Vc fica lá até qdo?
    Bjokas e parabéns!

    ResponderEliminar